Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 7 de agosto de 2010

BOSTON TERRIER



O Boston terrier ou terrier de Boston é a primeira raça canina nativa dos Estados Unidos. Esta raça foi desenvolvida, a partir do século XIX, principalmente nos arredores da cidade de Boston, de onde recebeu seu nome. Por volta de 1870, criadores na cidade de Boston começaram a realizar cruzamentos entre Buldogues ingleses e bull terrier com a intenção de produzir bons cães de combate (os combates de cães eram extremamente populares na cidade de Boston). Os exemplares resultantes eram cães por vezes chamados de “Bull terriers”, apesar das diferenças existentes entre as duas raças, e por vezes chamados de Round heads o que significa “cabeças arredondadas”. O nome de Boston terrier teria sido adotado posteriormente como uma medida para diferenciar a raça americana do bull terrier inglês e assim permitir seu reconhecimento oficial já que o “bull terrier americano” não poderia ser considerado um bull terrier verdadeiro e a utilização do nome estava gerando desentendimentos entre os criadores de boston terriers e bull terriers. Após o primeiro padrão da raça ter sido escrito, os criadores começaram a trabalhar para aprimorar o Boston terrier como cão de companhia e é provavel que outras raças como o boxer e o buldogue francês também tenham sido utilizadas na formação do Boston terrier de hoje.


O Boston terrier Se tornou um cão muito popular em seu país de origem e foi eleito o mascote oficial da Universidade de Boston. Esteve em moda entre a aristocracia americana e recebeu o título de “American gentlemen” (cavalheiro americano) de seus adimiradores.
É uma raça robusta e compacta, atualmente está muito distante de seus ancestrais de combate e se tornou um cão de companhia por excelência. Este cão adora a companhia de sua família e detesta a solidão, late pouco e se adapta bem a espaços pequenos, além disto é uma raça muito limpa o que o torna ideal como cão de apartamento. O boston terrier é brincalhão e se dá bem com crianças, mas estas devem saber como manuseá-lo para evitar que o machuquem, é considerado uma das melhores raças para famílias (4ª colocação no ranking das melhoras raças de cães para famílias A&E), além disto seu estilo adaptável e pouco barulhento de fazer companhia fazem dele uma grande opção para companhia de pessoas idosas (10º colocação no ranking de melhores raças para idosos) . Esta raça é mansa e tranquila, com certeza merece seu título de “cavalheiro”, mas também é determinado e como a maioria dos terriers não está entre as raças mais obedientes (54ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). Além disto alguns exemplares (especialmente os machos) podem brigar com outros cães do mesmo sexo.


O boston terrier não se adapta muito bem ao calor excessivo e deve ter sempre sombra e água fresca a sua disposição, esta raça gosta de praticar exercícios mas se cansa rapidamente. Seu pêlo é de fácil manutenção, necessitando apenas de escovações regulares para retirada de pêlos mortos, quanto mais frequentes as escovações, menor a quantidade de pêlos que ele solta. Os donos devem tomar cuidado com a higiene dos olhos e das dobras da pele, assim como com a higiene dos dentes para evitar a formação de tártaro. Cães desta raça podem estar sujeitos a incidência de males como a catarata e a luxação de patela, problemas que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

Nenhum comentário: